Localização e história do Canadá

Conhecer para viajar
www.conhecerparaviajar.blogspot.com

Conhecer Toronto
www.conhecertoronto.blogspot.com

MONTREAL-CANADÁ


Nesta página vamos conhecer um pouco mais sobre a história do Canadá e sobre a história de Toronto.


Localização do Canadá





Informações gerais sobre o Canadá

A história do Canadá


Aborígenes chegaram da Ásia  há 30 000 anos por uma faixa de terra entre a Sibéria e o Alasca.

 Quando os exploradores europeus chegaram, o Canadá era povoado por uma série de povos aborígenes. 

Depois de 600 anos a exploração européia efetivamente se iniciou.

As primeiras colônias

Procurando novo caminho os ricos mercados do oriente, os exploradores franceses e ingleses navegavam pelas águas da América do Norte.

Os franceses ficavam, na sua maioria, às margens do Rio São Lourenço, Grandes Lagos e Rio Mississipi.

Os ingleses, por sua vez, ficavam em torno da Baía de Hudson e na costa atlântica. 

A colonização permanente dos franceses e ingleses começou no limiar dos anos 1600 e cresceu durante todo o século.

A América do Norte tornou-se o foco de amargas rivalidades entre a Inglaterra e a França. 

Após a queda da Cidade de Quebeque, em 1759, o Tratado de Paris concedeu à Inglaterra todo o território francês a leste do Mississipi, com exceção das ilhas de St.Pierre e Miquelon, próximas à Ilha de Terra Nova.

Sob o governo inglês, os 65 000 habitantes de língua francesa do Canadá tinham um único objetivo: guardar suas tradições, língua e cultura. 

Em 1774, a Grã-Bretanha aprovou o Ato de Quebeque, que reconhecia oficialmente os direitos civis franceses e garantia liberdade religiosa e lingüística.

Um grande número de colonos de língua inglesa, chamados Legalistas porque queriam se manter fiéis à Coroa Britânica, procurou refúgio no Canadá, depois que os Estados Unidos da América tornaram-se independentes, em 1776. Estabeleceram-se principalmente nas colônias de Nova Escócia e Novo Brunswick e às margens dos Grandes Lagos.

Nasce um país

As colônias britânicas norte-americanas, Canadá, Nova Escócia, Novo Brunswick, Ilha do Príncipe Eduardo e Terra Nova, cresceram e prosperaram independentemente. 

A maturidade de uma nação

A contribuição substancial do Canadá durante a Primeira Guerra Mundial fez com que recebesse uma representação distinta da Grã-Bretanha na Liga das Nações, após a guerra. A sua voz independente tornou-se cada vez mais articulada e, em 1931, a autonomia constitucional do Canadá foi confirmada com a aprovação do Estatuto de Westminster.

Desde a Segunda Guerra, a economia do Canadá tem se expandido. Este crescimento, combinado a programas sociais do governo, tais como ajuda de custo às famílias, aposentadoria, assistência e seguro- desemprego, tem dado aos canadenses um alto padrão de vida e uma qualidade de vida invejável.

Imigração

Mudanças visíveis têm ocorrido nas correntes de imigração do país. Antes da Segunda Guerra, a maioria dos imigrantes vinha das Ilhas Britânicas ou do leste europeu. Desde 1945, um número crescente de pessoas do sul da Europa, da Ásia, da América do Sul e também das ilhas do Caribe tem enriquecido o mosaico multicultural do Canadá.

Associações

 É  membro da Comunidade Britânica, da la Francophonie, do Grupo dos Sete países industrializados, da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e da Defesa Aeroespacial da América do Norte (NORAD).

Uma nova federação a caminho

O último quarto de século assiste ao país se debatendo novamente com questões sobre a sua identidade nacional. O descontentamento entre muitos quebequenses de língua francesa levou a província, em 1980, a um plebiscito. A questão era se Quebeque deveria ou não tornar-se mais politicamente autônoma em relação ao Canadá. A maioria decidiu manter a atual situação da província.

Por ter sido colonizado por dois povos rivais, enriquecido por várias culturas, línguas e religiões e marcado por uma geografia altamente diversificada, o Canadá não poderia deixar de ser uma terra de concessões. "Unidade na diversidade" poderia ser o seu lema. O espírito de modernização e tolerância caracterizam a federação canadense e asseguram a sua sobrevivência.

Assim, no Canadá, existem duas línguas oficiais: o Inglês e o Francês.

Localização e história da cidade de Toronto dentro do Canadá





A palavra Toronto deriva de uma localidade geográfica . Foi utilizado para designar uma área  localizada na foz do Rio Humber. A cidade de Toronto está localizada ao norte do lago Ontário na América do Norte.

Os primeiros exploradores europeus exploraram a região em torno da década de 1640 em expedições francesas que foram feitas por ordem de Samuel de Champlain. A região de Toronto passou então a fazer parte da colônia francesa denominada Nova França. Em 1.750 , os franceses construíram um posto comercial próximo à foz do Rio Humber, e um forte próximo ao Rio Don.Em 1.750 os franceses construíram um posto comercial próximo à foz do Rio Humber, e um forte próximo ao  Rio Don. Este forte chamava-se Fort Rouillé. Em 1.750 os franceses queimaram este forte - para impedir que forças britânicas avançando na região tomassem o controle do forte - e abandonaram a região. Em 1,763 toda a Nova França passou ao domínio britânico ao final da Guerra Franco Indígena nos
Quando as forças americanas entraram no forte, este depósito repentinamente explodiu, matando vários soldados americanos. As tropas americanas ficaram por quatro dias no forte, tendo saqueado a vila homónima.
Toronto cresceu muito nas décadas finais do século XIX 30 mil habitantes em 1.851 para 56 mil habitantes em 1.871 para 181 mil em 1.891
 Nesta época, foram instaladas um sistema extensivo de bondes ao longo da cidade - muito deste sistema ainda está em operação atualmente - além da construção de ferrovias em especial, a Canadian Pacific Railway que conectaram Toronto com outras cidades primárias do Canadá. Também foram construídas ferrovias radiais, trilhos que corriam ao longo de vias públicas primárias com ruas e avenidas. Uma destas ferrovias radiais estava instalado na Yonge Street, que conectou Toronto com o Lago Simcoe, e assim, permitia aos seus passageiros locomoção às praias do Lago Simcoe para recreação. À época, as águas das praias de Toronto ao longo do Lago Ontário estavam muito poluídas para serem usadas para o lazer - isto porque o lixo da cidade era despejado diretamente nas águas do Lago Ontário.
O rápido crescimento populacional causou vários problemas. A cidade de Toronto, então, possuía um quinto do seu tamanho atual, e outras 12 cidades existiam dentro dos atuais limites territoriais de Toronto. Isto causou sérios problemas no trânsito em geral, falta de abrigos e até mesmo falta de água potável em algumas destas cidades. Toronto e seus 12 subúrbios muitas vezes não conseguiam trabalhar juntos para resolver estes problemas. Além disso, algumas destas municipalidades não tinham fundos suficientes para cobrir os gastos dos programas planejados a resolver ou minimizar estes problemas.
Como um resultado do crescimento que se seguiu, o Ontário decidiu, em 1967, reduzir o número de cidades, vilas e distritos rurais dentro da Municipalidade da Região Metropolitana de Toronto para seis, após a fusão de Long Branch, New Toronto e Mimico em Etobicoke, Weston em York, Leaside em East York e Swansea e Forest Hill em Toronto. Esta Municipalidade trouxe vários avanços à cidade, como a instalação do primeiro sistema computadorizado de tráfico do mundo, a construção de abrigos para idosos e de abrigos de baixo aluguel para famílias de baixa renda.

Toronto venceu a candidatura dos Jogos Pan-americanos de 2015 em 7 de novembro de 2009.Pressão também havia sido colocada anteriormente para que a cidade se candidatasse a sediar a Expo 2015. Embora estimativas indicassem que a Feira Mundial geraria cerca de 214 mil empregos e 5,3 bilhões de dólares canadenses, um saldo negativo de pelo menos 700 milhões de dólares canadenses também foi estimado, sendo que os governos da cidade, da província e do Canadá não assumissem responsabilidade pela dívida que se seguiria, o que fizeram com que Toronto não se candidatasse antes da data limite. 

Início

Conhecer para viajar Conhecer Toronto A razão pela qual foi construído este blog. www.conhecerroronto.blogspot.com   Antes de construir...